Tailândia – Dicas para sua Viagem

No post anterior eu falei um pouco sobre a História e também como funciona um pouco a Política no país, hoje eu vou continuar contando pra vocês um pouco mais sobre o destino e algumas informações que vão te ajudar tanto na preparação da viagem quanto durante a sua estadia por lá…


[Onde Fica?]

A Tailândia fica no Sudeste Asiático, fazendo fronteira com Myanmar, Laos, Camboja e Malásia porém fica muito próximo também do Vietnã, razão pela qual muitos aproveitam a viagem para Tailândia para conhecer também os países ao redor.

Fronteiras Tailândia (Fonte: Wikipédia)


[Como Chegar?]

Partindo do Brasil a Tailândia fica bem longe e você não vai conseguir escapar de pelo menos umas 24 horas de viagem até lá, mas vale cada segundo.

Não existe vôo direto então algumas opções mais comuns pra chegar até lá são:

  • Emirates: com conexão em Dubai (você pode aproveitar e fazer um stopover e conhecer a cidade);
  • Qatar: com conexão em Doha;
  • Turkish Airlines: com conexão em Istambul;

Ainda existem várias outras opções como: Ethiopian Airlines, Air China, British Airways, Latam, e outras.

Emirates – A380


[Quando Ir?]

A Tailândia tem um clima tropical, quente e úmido mas é preciso ficar atento as monções e elas variam de acordo com a região do país então é preciso prestar atenção e se programar para que elas não atrapalhem a sua viagem, afinal de contas como eu disse mais acima a Tailândia é longe e não vale a pena arriscar a viagem por um descuido no planejamento:

Bangkok:

    • Estação chuvosa: Maio à Outubro
    • Mês mais quente: Abril (de 26 a 35 graus)
    • Mês mais ameno: Dezembro (de 22 a 31 graus)

Norte e Nordeste (Região das famosas Chiang Mai e Chiang Rai):

    • Estação chuvosa: Maio à Outubro
    • Mês mais quente: Abril (de 22 a 36 graus)
    • Mês mais ameno: Dezembro (de 15 a 28 graus)

Sul – costa do Mar de Andamão (Phuket, Phi Phi Island, Railay Beach, Koh Lipe):

    • Estação chuvosa: Maio à Outubro
    • Mês mais quente: Abril (de 25 a 34 graus)
    • Mês mais ameno: Dezembro (de 24 a 31 graus)

Sul – Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phangan, Koh Tao):

    • Estação chuvosa: Outubro a Dezembro (sendo os meses mais secos entre Janeiro e Abril)
    • Mês mais quente: Abril a Agosto (de 25 a 32 graus)
    • Mês mais ameno: Novembro a Fevereiro (de 24 a 29 graus)

Como é possível perceber as temperaturas são altas o tempo todo e a água também é sempre quentinha então no quesito clima o mais importante é se preocupar com as chuvas para que ela não atrapalhe o seu passeio.

Tempestade de Final de Tarde em Railay Beach


[Religião e Cultura]

A religião é muito presente em toda a Tailândia, cerca de 95% da população é praticante do budismo Theravada, que pra eles não é apenas uma religião e sim uma filosofia de vida e isso fica muito evidente, pois por todos os lugares que passei observei muitos templos grandiosos, sempre cheios de pessoas prestando as suas homenagens e oferendas, fazendo as suas orações e meditações. Além dos grandes templos reparei em pequenos templos que ficavam normalmente ao lado de fora das casas, hotéis e estabelecimentos e fui pesquisar depois da viagem e descobri que são chamados de “casa de espíritos” que são lugares onde também se colocam oferendas para afastar males e pedir bênçãos.

Por onde passei foi nítida a influência da religião no comportamento da população em geral inclusive nas crianças. Os tailandeses no geral são sempre muito amáveis e respeitosos, sorriem e cumprimentam com o wâi (mãos unidas em frente ao peito como em oração e um leve inclinar da cabeça para frente), não é a toa que são conhecidos como a terra dos sorrisos, é um país incrivelmente acolhedor.

Wat Arun (Bangkok)

Templos (“Casa de Espíritos”) – Na entrada do nosso Hotel em Koh Lanta

Algumas dicas para ser respeitoso com a religião e cultura local:

1.Cumprimente a todos como wâi (pode ser usado para falar oi, tchau ou ainda obrigado);

Sinal wâi e tirando os sapatos para os templo

2. Aprenda a básico da língua para dizer Olá (diga “Sawadee Kaa” se for mulher e “Sawadee Krap” se for homem) e Obrigado (diga “Khop Khun Kaa” se for mulher e “Khop Khun Krap”se for homem);

3. Ao entrar nos templos e em alguns lugares também sempre tire os sapatos, observe os locais, aprenda e faça igual;

4. Utilize roupas adequadas, nunca entre nos templos mostrando os joelhos, ombros e barriga;

Roupa sempre cobrindo ombros e joelhos

5. Nunca aponte os pés para a imagem de Buda, ao se sentar fique de joelhos com os pés apontando para trás;

O pé nunca deve apontar para a imagem de Buda

6. Ao entrar no templo nunca pise no “batente” da porta o certo é pular, veja na imagem abaixo;

7. Não toque nos monges e nem fale com eles se for mulher (monges só falam com homens);

Monges em Momento de Oração (Wat Pho – Bangkok)

8. Não tatue ou compre uma imagem de Buda, elas não são souvenirs, são para adoração;

9. Faça uma doação ao sair dos templos, pois é assim que eles são mantidos;

10. Evite demonstrações públicas de carinho (beijos, abraços e até mãos dadas) principalmente nas cidades menores não é comum para eles;


[Comida]

A culinária tailandesa é caracterizada pela mistura de especiarias com muitos sabores e aromas variados. A base principal dos alimentos é o arroz e suas variações, como o noodles para sopa, arroz frito, simplesmente cozido branco e até nas sobremesas (famoso Mango Sticky Rice), eles tem também muito frutos do mar, frango e porco e não podemos esquecer das frutas como Coco, Abacaxi, Manga e Melancia sempre muito presentes.

A comida é sempre muito temperada e apimentada, então tenha o cuidado de sempre pedir “No Spicy”e ainda assim será um pouco apimentada, rs…

Uma outra curiosidade é que eles não utilizam faca na hora de comer, então nos restaurantes você sempre vai encontrar apenas um garfo e uma colher, mas a comida já vem sempre tudo picadinho tornando a faca um item dispensável.

Fried Rice

Mango Sticky RicePad Thai


[Visto e Exigências para Entrar no País]

O visto é dispensado para brasileiros e para turismo você pode permanecer no país até no máximo 90 dias, seu visto é renovado a cada vez que você entra e sai do país.Lembrando que para toda viagem internacional o seu passaporte precisa ter validade de pelo menos 6 meses.Uma outra exigência feita para os brasileiros no momento de entrar na Tailândia é ter o comprovante internacional de vacina contra Febre Amarela, para isso é preciso tomar a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência e a vacina tem validade de 10 anos.


[Moeda]

A moeda tailandesa é o Baht (THB), para ter uma ideia:

1,00 BRL equivale a aproximadamente 9,93 THB

1,00 USD equivale a aproximadamente 32,44 THB

Baht (Fonte: http://demochilao.blogspot.com.br)

Mas ali no calor do momento não dá pra ficar fazendo essas contas de cabeça e nem utilizando o celular ou conversor a todo momento, então a forma mais rápida e prática de converter e ter noção do quanto está pagando é cortar um zero do final, por exemplo se algo custa 500 THB, basta cortar um zero do final e fica aproximadamente R$ 50,00, utilizando o conversor R$ 50,37, dependendo da cotação do dia.

Outro ponto importante é que você deve levar dólares americanos para a viagem e lá trocar pela moeda local, não vi nenhum lugar que eles aceitassem dólar. Não é necessário trocar todo o dinheiro de uma só vez pois é muito fácil achar uma casa de câmbio até nas ilhas mais afastadas como Koh Lipe sempre tem um lugar que faz a conversão.


Essas foram mais algumas dicas que espero que tenham ajudado no seu planejamento, se tiver mais alguma dúvida eu vou ficar muito feliz em te ajudar, só deixar o seu comentário, beijos e até mais….

Deixe uma resposta