Porto de Galinhas – Dicas Gerais

No feriado da Sexta-Feira Santa e Páscoa decidimos aproveitar para comemorar nosso aniversário de 2 anos de casamento e escolhemos Porto de Galinhas como nosso destino, aproveitamos uma promoção que encontramos com a agência a Hora da Viagem (contatos ao final deste post).


[SOBRE PORTO DE GALINHAS]

Porto de Galinhas é um distrito de Recife no estado de Pernambuco, originalmente era chamada de Vila de Porto Rico. Durante o século 18 teve início o tráfico de escravos da África eles eram trazidos no porão dos navios, na parte superior como medida para esconder os escravos eles transportavam galinhas de angola. Os escravos eram trazidos pra ca para trabalhar nos engenhos de cana de açúcar que naquela época tinha o mesmo valor que o ouro. Com o passar dos anos por conta dessa prática o nome original foi substituído pelo nome Porto de Galinhas.

Dos anos 90 até os dias atuais a região teve seu auge no Turismo, a região possui em torno de 360 hotéis e pousadas e com o investimento do governo para manter a segurança da região, hoje Porto de Galinhas é uma região muito segura para os turistas, com muito policiamento nas ruas e monitoramento por câmeras.

Porto de Galinhas foi considerada a praia mais bonita do Brasil por 10 anos (de 2002 a 2012) com seus recifes de corais que na maré baixa formam a figura da bandeira do Brasil.

A região por ser estritamente turística tem muitas opções de passeios, mas se o seu tempo for curto e você tiver apenas 2 dias inteiros para conhecer o melhor que a região tem a oferecer minha dica é dividir o seu tempo em dois passeios imperdíveis na região: no primeiro dia passeio de jangada até as piscinas naturais na praia da Vila em Porto de Galinhas e um passeio de Buggy Ponta a Ponta e no outro dia passeio para a Praia dos Carneiros.


[COMO CHEGAR]

  • De Avião: O aeroporto mais próximo é o de Recife (Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre) que fica a cerca de 53 minutos de Porto de Galinhas;
    • Chegando lá você tem a opção de contratar um transfer até Porto de Galinhas (veja algumas opções ao final do post) ou então alugar um carro ali no aeroporto mesmo (essa é uma ótima opção pois você fica livre para conhecer várias praias da região sem a necessidade de contratar passeio e ficar preso as programações das agências de viagem);
  • De Carro: O acesso principal é feito pela BR-101

[CLIMA]

Por se tratar do Nordeste o clima é quente o ano todo, com média de temperatura em torno de 26 graus, com temperatura da água sempre agradável.

O inverno apesar de não ser frio as chances de chuvas são maiores então se puder evite viajar para a região entre abril e agosto. Nós viajamos no final de março e pegamos bastante chuva, mas o tempo se manteve quente e ainda conseguimos um dia de sol, só atrapalhou mesmo alguns passeios que não conseguimos fazer, pois teria que ser cedo e era a hora do dia que mais chovia.


[TÁBUA DE MARÉS]

Outro fator importante de se observar ao viajar para Porto de Galinhas é em relação a Tábua das Marés, pois um dos passeios mais cotados da região são as piscinas naturais e a melhor visita é na maré baixa em torno de 0,2 m.

Por toda a vila de Porto de Galinhas e também nos hotéis é possível consultar a Tábua das Marés para o dia seguinte ou até para o período todo em que você estará por lá, assim fica mais fácil para você decidir o melhor dia e horário de fazer o passeio.

Mas se você for tão ansioso e programado como eu você pode consultar a Tábua das Marés através deste site (Tábua de Marés), parece meio confuso de início mas o que te interessa mesmo é o horário da maré baixa em torno de 0,2 m então vá até o final da página onde tem uma tabela das marés e procure pelos horário grifados em vermelho, o ideal é programar o passeio para aproximadamente 1 hora e meia antes do horário da maré mais baixa.


[ONDE SE HOSPEDAR]

Nós ficamos hospedados em um pousada simples na própria Vila de Porto de Galinhas e achei uma experiência ótima, você fica livre para ir e vir sem depender de carro, táxi ou Uber, a região da Vila é super segura e um lugar super aconchegante para passear a qualquer hora do dia.Um outra opção que vimos muito na região são os Resorts, alguns All Inclusive e outros não que também são uma boa opção, porém se ficar nesse tipo de estabelecimento eu aconselho que você aproveite alguns dias para ficar aproveitando o hotel, pois o valor pago por esses estabelecimentos é bem maior e vale a pena aproveitar além da região também a estrutura do hotel.Algumas opções de Hospedagem da Região:

  • Pousada Recanto dos Corais (Site), ficamos nesta pousada em breve review do hotel;
  • Enotel Resort (Site);
  • Nanai Resort & Spa (Site) o sonho de consumo mais caro de toda a região, mas que com certeza irei visitar um dia;

[INDICAÇÕES]

Agência de Viagens onde sempre compro meus pacotes promocionais de feriados:

Opções de Transfer e Passeios (importante reservar com antecedência, principalmente se o seu voo chegar lá bem pro final da noite);

  • MarTur Viagens e Turismo (fizemos o transfer do aeroporto x Porto de Galinhas com eles e o serviço foi excelente)

Tel.: (81) 3312-3666 ou (81) 3213-1404

WhatsApp: (81) 98202-6873

Site: http://marturstore.com.br

  • Luck Receptivo (não utilizamos os serviços mas é uma agência bem conhecida e renomada em todo Nordeste)

Tel.: (81) 99948-1422

Site: https://www.luckreceptivo.com.br/passeios/recife/porto-de-galinhas

  • Pimentel Turismo (fizemos o passeio para Praia dos Carneiros)

Tel.: (81) 99903-2997

Site: http://www.pimentelturismo.com.br

  • Edii Turismo (fizemos o passeio de Buggy Ponta a Ponta)

WhatsApp: (81) 9459-4320

Site: http://www.ediiturismo.com.br

Deixe uma resposta