Como cuidar da sua saúde pré e durante a viagem?

A saúde deve vir sempre em primeiro lugar no seu dia a dia, mas se você tem uma viagem marcada ela merece uma atenção especial, afinal ninguém quer perder um dia ou mais da tão esperada viagem doente ou sem se sentir 100% bem não é mesmo?

Vou te dar algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença na sua saúde, vem ver….

[FAÇA UM CHECK UP TODOS OS ANOS]

MédicoEssa é uma dica pra vida e não só para viagens, estando com este check-up em dia você já pode viajar com muito mais tranquilidade.

Não custa nada tirar um dia ou dois dentro dos 365 dias do ano para consultar um clínico geral, ou cardiologista, ou ginecologista (se você for mulher) que irá lhe pedir todos os exames básicos para que você controle a sua saúde e fique tranquilo e confiante para qualquer oportunidade que aparecer.

[VACINAS]

VacinaNo quesito vacinas o básico é manter sempre todas as suas vacinas em dia, mas alguns destinos muitas vezes exigem algum tipo de vacina especial, não somente para te proteger de algo, mas até mesmo pra garantir que você não irá levar uma doença presente no seu país de origem para o seu destino. Então aqui vão duas dicas de ouro:

  1. Pesquise um pouco sobre o país que você vai, se lá existe algum tipo de doença “ativa” e consulte um médico de sua confiança sobre qual vacina ele indica que você tome para determinado destino;
  2. Pesquise quais as exigências de vacinas são feitas pelo país de destino. Você pode pesquisar no site do Portal Consular que tem todas as informações necessárias.

Fique atento algumas vacinas como por exemplo a de febre amarela precisam ser tomadas com no mínimo 10 dias de antecedência da sua viagem, além de precisar emitir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. Então não deixe para última hora!

[DÊ ATENÇÃO A IMUNIDADE]

Design sem nome (2)Se você é como eu que é mega ansioso e luta com imunidade desde de sempre, e quando digo isso incluo coisas como herpes, alergias e afins vou dar algumas dicas que nos últimos tempos tem funcionado muito bem pra mim e perto da viagem eu procuro não esquecer nenhum dia pra garantir.

  • Tomar muita água: a primeira coisa que faço no dia é tomar um bom copo de água em jejum;
  • Água com limão pela manhã: depois de um tempinho eu tomo meio copo de água com limão;
  • Atividade Física: acredite ela é essencial pra sua saúde, imunidade e sanidade mental, rs;
  • Combo Noturno da Imunidade: alguns destes itens eu tomo diariamente, outros eu encaixo de tempos em tempos ou somente no pré viagem, para me preparar para mudança de clima, rotina e tudo mais que as férias e viagens te proporcionam:
    • Vitamina C Efervescente;
    • Própolis em Gotas e sem Álcool (10 gotas);
    • Glutamina;
    • Complexo B (se você for alérgico a picadas de inseto como eu, vale a pena a tentativa, eu começo a tomar cerca de 15 dias antes da minha viagem, dizem que ajuda a espantar os insetos, já fiz isso uma vez e funcionou muito bem, então eu continuo fazendo sempre que vou pra lugares diferentes com altas possibilidades de insetos, rs)

Combo Imunidade.png

IMPORTANTE: Essas são dicas do que funciona pra mim e do que eu faço no meu dia a dia, mas é legal você ver com o seu médico se isso funciona pra você também e ir testando!!

[CUIDADOS DURANTE O VOO]

AviãoDurante o voo, principalmente os mais longos acima de 6 horas, é muito importante alguns cuidados básicos e seguir algumas recomendações simples que as vezes não damos muita importância mas podem fazer toda a diferença. Agora se você assim como eu tem uma pré-disposição ao desenvolvimento de trombose, essas dicas que vou passar aqui são obrigatórias para garantir a sua segurança durante o voo.

Vamos as dicas:

  • Use roupas largas e confortáveis, nada que aperte muito alguma região, principalmente as pernas;
  • Uso de meias elásticas de compressão (recomendado para pessoas com pré-disposição);
  • Tome bastante água e líquidos no geral;
  • Evite ficar parado por mais de 2 horas sempre se levante e faça alguma caminhada e até exercícios para panturrilha, ativando a circulação das pernas (o ideal mesmo se você tem alguma pré-disposição é fazer algum movimento a cada 1 hora);
  • Movimente as pernas enquanto estiver sentado, girando os tornozelos e movimentando os pés para cima e para baixo;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evite o uso de calmantes e comprimidos para dormir;
  • Evite fumar;

Aline, como vou saber se tenho pré-disposição a ter trombose?

Bom eu descobri a minha por acaso, e agradeço a minha ginecologista que foi super atenciosa ao meu histórico familiar e resolveu por precaução solicitar todos os exames necessários e acabei descobrindo através de exames de sangue específicos que tenho um um dos fatores de risco que me levam a ter mais pré disposição ao desenvolvimento de trombose, porém no geral deve ter atenção especial, pessoas:

  • obesas;
  • que fazem uso de anticoncepcional;
  • sedentárias;
  • com idade superior a 40 anos;
  • com doenças crônicas;
  • que são fumantes;
  • que passaram por cirurgias recentes ou traumas;
  • em período de gestação;
  • com histórico familiar ou pessoal de casos de tromboso.

Se você tem uma pré disposição ao desenvolvimento de trombose, nunca faça uma viagem de avião com duração acima de 6 horas sem antes consultar o seu médico para que ele te de as recomendações necessárias e te passe o medicamento (anticoagulante) mais indicado.

[LEVE REMÉDIOS DE USO CONTÍNUO E AQUELES BÁSICOS QUE VOCÊ TEM COSTUME DE USAR]

Remédio.pngOs remédios de uso contínuo são os primeiros itens a serem lembrados, porque se você esquecer é bem possível que não encontre o seu medicamento por lá.

Além deles é muito importante você levar também remédios básicos um para cada tipo de coisa que você possa sentir durante a viagem como: dor de cabeça, enjoo, febre, gripe, dor de barriga e por ai vai…

Para montar a sua “mini farmácia” antes da viagem pesquise sobre o destino, entenda a região e converse com o seu médico para saber também os remédios mais adequados para se ter em mãos.

Leiam também este post onde dou dicas da minha mini farmácia para a viagem para Tailândia:

Tailândia – Mala de Rodinha, Mochila ou Mochilão? O que levar afinal?

[SEMPRE CONTRATE UM SEGURO VIAGEM]

Seguros no geral são feitos e esperamos nunca ter que usar não é mesmo? Com o seguro viagem não é diferente, mas ele é importantíssimo, pois estando longe de casa nunca sabemos o que pode acontecer e quando vamos precisar de um atendimento.

Para algumas localidades como por exemplo a Europa, você nem pode ir viajar sem um seguro, pois corre o risco de não conseguir entrar no país, para outros locais como Estados Unidos por exemplo, não é exigido, porém se você precisar de atendimento é bom que tenha uma boa poupança para arcar com os altos custos da saúde por la.

Então sempre pesquise sempre o melhor seguro para a sua viagem, analise as coberturas e não arrisque viajar sem ter um seguro contratado!

Espero que tenham gostado das dicas….

Beijos e Até Breve…

Deixe uma resposta