Fortaleza: City Tour e Praia do Futuro

O City Tour é o passeio perfeito para o primeiro dia de viagem, pois assim você tem um overview de tudo que a cidade oferece e se você puder combinar com um almoço e final de tarde na beira da praia irá tornar a sua experiência ainda mais agradável.


City Tour

O City Tour começou as 08h da manhã e a guia Akemi da Vitorino Turismo chegou pra nos buscar na Pousada, o passeio foi feito em uma van com ar condicionado super confortável.

Os pontos turísticos visitados se iniciam pela Praia do Futuro, onde visitamos a barraca Chico do Caranguejo, uma tradicional barraca que começou uma tradição do Ceará, onde a maioria dos restaurantes e lugares servem carangueijo principalmente as quintas-feiras.
Neste local, fizemos uma parada rápida de 15 minutos apenas para ter um overview do local.

Seguimos caminho e durante todo percurso a guia foi nos dando algumas informações, curiosidades e contando um pouco sobre a história da cidade e do Estado do Ceará.

Comida Típica: Carne de Sol, Baião de Dois e Paçoca (carne de sol frita na manteiga da terra, desfiada com cebola e farinha de mandioca)

Passamos pelo Bairro das Dunas, cheio de mansões e do povo mais estribado (giria cearense para definir pessoas com alto poder aquisitivo), avistamos também o RioMar Shopping, inaugurado recentemente e trouxe algumas marcas como Zara e Outback para região.

Carnaúba: Árvore Típica do Ceara, o nome vem do tupi “árvore que arranha”, porém é conhecida também como “árvore da vida”, pois fornece a cera e a palha.

Fizemos uma parada (dentro da van mesmo), em frente ao Mausoléu Castello Branco, localizado nos jardins do Palácio da Abolição, sede do governo do Ceará, ele guarda os restos mortais do primeiro presidente da ditadura militar.

Mausoléu Castello Branco
Foto: Juliana Castro

O Mausoléu foi construído por Sérgio Bernardes, um arquiteto carioca e espiritualista, o projeto tem muito simbolismo e várias explicações filosóficas.

O Ceará foi o primeiro estado a libertar os escravos negros, 4 anos antes da assinatura da Lei Áurea!

O City Tour seguiu pela Beira Mar, onde se encontra o metro quadrado mais caro da região de Fortaleza (na altura da feirinha que funciona diariamente das 17h as 23h)

Passamos pela praça dos Estressados, e por uma casa de show chamado Beira Mar Grill, nela você pode jantar e aproveitar pra assistir um dos famosos shows de humor de Fortaleza.

Jardim Japonês, aberto ao público com visita gratuita (custou mais de 1 milhão e 800 mil reais para construir).

Fizemos uma parada para fotos na Beira Mar próximo a estátua de Iracema e ao letreiro Ceará.

Seguimos em frente mais alguns quarteirões e paramos no Mercado do Peixe, excelente opção para ser o início o fim do seu passeio pela Beira Mar, funciona diariamente das 05h30 às 22h, porém caso queira comprar camarão fresco e fritar ali na hora, funciona a partir das 11h.

#APENASDICA: Fazer o passeio de Veleiro no pôr do sol que indiquei neste post e aproveitar antes ou depois para comer camarão fresco no Mercado do Peixe!!

Após parar por alguns minutos no Mercado do Peixe, partimos para mais um ponto que foi o Estoril, primeira casa a ser construída de frente para o mar, pelo coronel José de Magalhões Porto, na região da Praia de Iracema.

Em 1945 o Estoril parou de ser usado como residência da família Porto e passou a abrigar os soldados americanos na época da guerra, e ele usavam o Estoril como casa de “festas” que envolviam muitas mulheres.

Até os dias atuais essa região da Praia de Iracema sofre com a questão da degradação moral, por isso é um região de certa forma “abandonada” principalmente a noite.

A cada Estoril fica localizada ao lado da famosa casa de Shows Pirata Bar que funciona principalmente as segundas a partir das 22h. Atualmente também abre as sextas, e possui personal dance de forró.

DCIM\106GOPRO\GOPR1288.JPG

Seguindo o passeio, fomos para a antiga Casa de Detenção da Região, que foi transformada em um centro de artesanato da região, onde cada cela foi transformada em um lojinha. Tivemos 30 minutos para aproveitar as compras.

A última parada do passeio foi o Mercado Central, que fica em frente ao Forte da Nossa Senhora de Assunção, e abriga mais uma infinidade de lojas de artesanato além de barracas com frutas típicas, castanhas e outros.

Ficamos cerca de 1 hora na região do Mercado Central e após este período você pode optar por ficar por lá, voltar para o Hotel ou então ir até a Praia do Futuro e ficar em uma das barracas para almoçar e aproveitar o resto da tarde na região, o retorno da Praia do Futuro depois fica por sua conta.

Como o passeio acabou por volta das 12h40 nós decidimos por ficar na Praia do Futuro.


Praia do Futuro

A Praia do Futuro fica na saída rumo ao Litoral Leste de Fortaleza.

A grande atração da Praia do Futuro são as diversas barracas, que são estruturas grandiosas ao longo de toda praia.

Nós ficamos na Crocobeach, uma das mais famosas e conhecidas de região.

A Crocobeach, abre diariamente as 08h e possui horário diferenciado de encerramento dependendo do dia da semana e atração, para mais infos veja o site:

  • Domingo a Quarta: 18h
  • Quinta: 2h (sexta) – Show de Humor
  • Sexta e Sábado: 21h

A barraca é bem grande, com várias mesas mas estava bem cheia no dia que fomos, além da estrutura das mesas conta com duas áreas de piscina:

  • Lounge Corona (R$ 40,00): espaço reservado, para poucas pessoas, com pisicna exclusiva;
  • Aquacroco (R$ 18,00): parque aquático com direito a bar molhado e sauna, com psicina adulto e infantil;

A Praia do Futuro é linda, porém é preciso ficar atento com duas questões importantes relacionadas a segurança:

  • Ao entrar na água fique atento, pois a correnteza é forte;
  • Ao chegar e sair da região fique atento, use táxi ou carros de aplicativo, não se aventure pelas ruas de trás pois é uma região cercada por comunidades e pode não ser seguro andar por ali;

Indicação de Agência de Passeios

Em Fortaleza fizemos todos os nossos passeios (City Tour, 3 Praias e Mundaú e Flecheiras) com a empresa Vitorino Turismo.

Se você estiver indo para Fortaleza pode escolher a Vitorino Turismo para os seus passeios!!!

Vitorino Turismo

Rua Osvaldo Cruz, 01, Sala 503 – Fortaleza / CE

(85) 3047-1047

(85) 99761-0525

receptivo@vitorinotur.com.br


Espero que tenham gostado das dicas de hoje…

Beijos e Até Breve…

Deixe uma resposta