Como Planejar uma Viagem?

Planejar uma Viagem sozinho pode ser um desafio para muitos!

Embora que, vamos combinar, com o avanço da internet e da tecnologia nossa vida está bem mais fácil para obter informações.

Seguindo esses 10 passos que vou te mostrar a seguir não tem erro…

Você vai conseguir tirar aquela viagem dos sonhos do papel. Vamos começar?


1. Tenha uma Bucket List

Primeiramente a Bucket List, nada mais é do que uma Wish List, ou lista de desejos dos lugares que você quer conhecer, ou ainda experiências que você quer vivenciar.

Neste Post do Instagram eu expliquei um pouco melhor a tradução literal desse conceito.

View this post on Instagram

🇧🇷 VOCÊ SABE O QUE É BUCKET LIST? / 🇺🇸 DO YOU KNOW WHAT BUCKET LIST IS? ㅤ ➿➿➿➿➿➿➿➿ ㅤ Se você usar o Google Tradutor a tradução literal será “Lista de Balde”, mas ninguém está lendo isso pra ver tradução pronta do Google, não é mesmo?… ㅤ O significado dessa expressão pode ser meio macabro: “Bucket List” vem da expressão “To Kick the Bucket”, ou seja, quando a pessoa está com a corda no pescoço e chuta (Kick) o balde (Bucket) para se enforcar… ㅤ Então Bucket List, nada mais é do que uma lista de desejos pra você fazer antes de Kick The Bucket (morrer)…. ㅤ Fazer uma Bucket List te ajuda a nortear melhor sua vida de maneira geral a entender seus sonhos e objetivos….. então porque não fazer uma Bucket List de Viagens pra fazer antes de Kick the Bucket?!…. ㅤ Como eu falei pra vocês no post da semana passada ter uma Bucket List pra mim é o Top 1 para começar a planejar uma viagem…mas você sabe porque? ㅤ Bom, porque quando você sabe pra onde quer ir ou o que quer fazer….. fica MUITO mais FÁCIL de planejar, e de aproveitar as oportunidades que surgem, como por exemplo promoções…. ㅤ E você tem uma Bucket List!? ㅤ 〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️ ㅤ 🇺🇸 👋🏼👱🏼‍♀️ Hi Guys! If you want to see the translation of this post, please scroll down until you see the date of this post, and click “translate”. I hope you like my content! 🍀 ㅤ 〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️ ㅤ #apenasviaje #apenasdicas #apenasdica #dicasdeviagem #planejamento #planejareviajar #dicadeviagem #howtotravel #creativethinking #contentcreation #digitalcontent #plannerlover #plannerlife #creativeplanning #ilovetravel #travelgram #beautifuldestinations #instatravel #travelblogger #blogdeviagem #revistaqualviagem #qualviagem #dicasapenasviaje

A post shared by Apenas Viaje (Por Aline Lemos) (@apenas_viaje) on


2. Tenha um Orçamento de Viagem

Talvez o título desse tópico tenha te confundido um pouco, mas calma, já vou explicar….

Aqui você precisa começar a se conscientizar que planejar uma viagem começa muito antes de comprar uma passagem…

Afinal de contas para comprar uma passagem e todo o resto é preciso ter dinheiro primeiro, não é mesmo?

DICA: TENHA DINHEIRO GUARDADO EXCLUSIVAMENTE PARA VIAJAR…..

Sim é muito importante você ter um cofrinho, uma poupança, uma planilha, uma conta ou o que você preferir, mas desde que seja algo que você sabe que aquele dinheiro é o que você tem separado para aproveitar as suas Viagens….


 3. Saiba Quanto Custa a sua Bucket List?

Agora que você já sabe pra onde quer ir e quanto dinheiro tem pra gastar, você precisa priorizar os seus desejos de acordo com o seu orçamento…

Neste momento eu tenho certeza que você está me xingando em pensamento…. porque você queria a parte legal que é parte da viagem e tal….Mas vou te contar um segredo….VIAJAR DA TRABALHO….

Mas que trabalho, bom esse né? …… Te garanto que vale a pena ser resistente e ler até o final…..

Neste item eu só quero que você tenha uma ideia de maneira geral o custo de uma viagem da sua Bucket List, porque de nada adianta você ter dinheiro para comprar a passagem, se o mais caro no destino é a hospedagem, ou vice e versa…

Então é super importante você ter essa noção para não cair em alguma cilada de promoções e depois não ter como bancar o resto que é necessário e passar aperto….

Tem um site que eu uso muito, tanto para ter essa ideia mais Geral, como para pesquisar informações sobre o destino escolhido….

Chama QUANTO CUSTA VIAJAR como o próprio nome já diz, é um site super simples e que ajuda muito na hora definir um custo para a sua viagem dos sonhos…..

View this post on Instagram

🇧🇷 QUANTO CUSTA VIAJAR? / 🇺🇸 HOW MUCH COST TO TRAVEL? ㅤ 〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️ ㅤ Bom se você está acompanhando a série de Post sobre Como Planejar uma Viagem chegamos no item número 3️⃣…. ㅤ Se você perdeu basta pesquisar pela #dicasapenasviaje ㅤ O que eu quero compartilhar com vocês hoje é como descobrir de forma rápida o custo dos seus sonhos que estão na Bucket List e se o seu Orçamento comporta esse sonho…. ㅤ Afinal de nada adianta você saber pra onde quer ir e o dinheiro que você tem se os dois não forem compatíveis certo? Então é importante você “estimar” quanto custaria cada item da sua Bucket List… ㅤ Claro que os valores variam dependendo da época do ano, alta e baixa temporada, mas é justamente por isso que você faz uma estimativa e aí a partir dela define seus próximos destinos e fica ligado nas promoções e oportunidades… ㅤ Vamos ao que interessa só pra estimar eu uso o site Quanto Custa Viajar (https://quantocustaviajar.com), eles têm ig tb @quantocustaviajar e é muito simples você escolhe o destino e ele te da uma média de valores por dia e também de transporte, alimentação e hospedagem, além de outras informações sobre o destino…. ㅤ ㅤ 〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️ ㅤ 🇺🇸 👋🏼👱🏼‍♀️ Hi Guys! If you want to see the translation of this post, please scroll down until you see the date of this post, and click “translate”. I hope you like my content! 🍀 ㅤ 〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️ ㅤ #apenasviaje #dicasapenasviaje #quantocustaviajar #planejareviajar #budget #TravelBlogger #missaovt #mtur #blogdeviagem #2018bestnine #dicadeviagem #revistaqualviagem #qualviagem

A post shared by Apenas Viaje (Por Aline Lemos) (@apenas_viaje) on


4. Qual a melhor época para viajar?

Quase todos os destinos tem períodos melhores e períodos piores para viajar…

Na minha opinião é muito importante você saber sobre isso, antes de fechar uma viagem, por exemplo:

  • Caribe: de junho a novembro é considerado arriscado por ser rota de furacões;
  • Países Asiáticos: Tem as monções em cada região tem uma época que é mais propícia para chuvas;

Muitas pessoas ignoram essas informações e vão em busca apenas dos melhores preços, e isso é questão de escolha mesmo…

Eu prefiro escolher sempre viajar nos melhores períodos (o que pode tornar a viagem um pouco mais cara sim, mas com uma maior garantia de aproveitamento!)…


5. Quais datas tenho disponível para Viajar?

Que viajar requer planejamento, acho que você já percebeu, senão não estaria lendo este post, não é mesmo?

Então vamos a dica de ouro……

SEJA AQUELA PESSOA QUE TEM DECORADO NA PONTA DA LÍNGUA TODOS OS FERIADOS PROLONGADOS, FINAIS DE SEMANA LIVRES E QUE PROGRAMA AS FÉRIAS COM ANTECEDÊNCIA….

De maneira geral fica mais fácil para você organizar e aproveitar as oportunidades se tiver as datas possíveis sempre em mente….

Sobre as férias a controversias…. se você tiver flexibilidade de programar as férias assim de repente….pode ser uma boa escolha para agarrar um oportunidade de passagem aérea ou coisas desse tipo…..


6. Compre a sua Passagem Aérea

Agora chegamos efetivamente na parte boa, quando a viagem começa a sair do nível do planejamento e se tornar realidade…

A passagem aérea, na minha opinião é o primeiro item “real” da viagem que você deve comprar….

Com a passagem e as datas certas de chegada e partida em mãos é que a brincadeira de planejar cada detalhe e ai vai ficando mais interessante…..

Neste post no Instagram eu deixei algumas dicas sobre passagens aéreas também….

View this post on Instagram

🇧🇷 VAMOS FALAR DE PASSAGEM AÉREA? / 🇺🇸 LET’S TALK ABOUT FLIGHT TICKET? ㅤ 〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️ ㅤ A passagem aérea muitas vezes é um dos itens mais caros de uma viagem, mas é inegável que existem alguns fatores que podem auxiliar você a gastar 💰 um pouco menos com esse item: ㅤ ✅ Datas Flexíveis: a melhor forma de conseguir passagens mais baratas é sem dúvida ter datas flexíveis, pra poder aproveitar as promoções malucas que aparecem (mas essa não é a minha realidade e sei que não é a realidade da grande maioria); ㅤ ✅ Baixa Temporada: uma outra forma de economizar é você escolher destinos diferentes da grande massa em datas específicas… 🚨 fique atento porque muitos lugares são mais em conta em épocas de risco de furacão, ou fortes chuvas então é importante estar consciente desses riscos, existem alguns lugares que o impacto na baixa temporada não é tão relevante e aí sim vale a pena aproveitar… ㅤ ✅ Compre a passagem nos dias corretos: Voos Nacionais (sábado e domingo), Voos Internacionais (quinta e sexta)… ㅤ ✅ Voe nas datas certas: Voos Nacionais (segunda e terça), Voos Internacionais (segunda, terça e quarta)… ㅤ ✅ Use os sites de busca na janela anônima… ㅤ ✅ Sempre que possível use o StopOver a seu favor e conheça mais de um destino pagando o mesmo valor de passagem…. ㅤ ㅤㅤ 〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️ ㅤ 🇺🇸 👋🏼👱🏼‍♀️ Hi Guys! If you want to see the translation of this post, please scroll down until you see the date of this post, and click “translate”. I hope you like my content! 🍀 ㅤ 〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️ ㅤ #apenasviaje #dicasapenasviaje #planejareviajar #mtur #missaovt #TravelBlogger #BlogDeViagem #dicasdeviagem #dicadeviagem

A post shared by Apenas Viaje (Por Aline Lemos) (@apenas_viaje) on


7. Descubra as Regras e Informações Gerais

Com a passagem garantida, você precisa começar a se preparar para viagem e ai você precisa se preocupar primeiro com itens obrigatórios, como visto, vacinas e outras informações importantes sobre o destino.

Esse tipo de informação eu costumo pesquisar no site do Portal Consular que tem todas as informações oficiais e atualizadas.

O site é super simples, e você busca pelo nome do destino e já tem todas as informações mais importantes.


8. Defina sua Hospedagem

Hospedagem como quase todos os itens de uma viagem são muito particulares.

Há quem prefira um super hotel com todo o conforto que se não quiser nem precisa sair de lá e há quem prefira uma hospedagem simples, pois gosta de passar o dia batendo perna e só volta para dormir.

Independente da sua preferência existem bons sites que te permitem pesquisar, ver opiniões de outros viajantes e até sites que comparam preçoes de vários outros sites.

Sites Comparadores de Preço:

Sites para Reserva de Hóteis:

  • Booking.com: Tem também o programa de Fidelidade Genius, quanto mais reservas você fizer, pode ganhar 10% de desconto, e ainda algumas cortesias em hotéis;
  • Hotéis.com: Tem o programa fidelidade Hotéis Rewards, a cada reserva válida você acumula noites, e a cada 10 noites você ganha uma diária no valor médio das hospedagens anteriores;

9. Defina o tipo de Transporte que irá usar

Descubra a melhor forma de se locomover no local da sua viagem.

Se for alugar um carro pesquise os melhores preços na região, eu uso esses dois sites para pesquisar e comparar:

Se optar por outros tipos de transporte um site muito legal que utilizo como referência é o Rome2Rio que mostra como chegar aos lugares de várias maneiras diferentes.


10. Escolha os Pontos Turísticos e Monte o Seu Roteiro

O último ponto mas não menos importante é escolher tudo que você quer fazer no local, pontos turísticos que quer visitar.

A dica aqui é Pesquise, Pesquise e Pesquise mais um pouco…

Existem muitos blogs bons disponíveis com dicas de todos os lugares, peça referências e amigos e atualmente você encontra também muitas dicas no próprio Instagram.

Um site que é ótimo nesse quesito também é o TripAdvisor.


Quer mais dicas como esta? Só procurar no Instagram usando a #dicasapenasviaje que você encontra muito conteúdo legal…

Gostou do post de hoje? Espero ter ajudado…

Beijos e Até Breve….

Deixe uma resposta